Vereador Tony Brighenti apresenta Projeto de Lei que cria Museu em Ariranha

por Assessoria de Imprensa CM publicado 14/05/2019 00h54, última modificação 14/05/2019 00h54
Museu Municipal de Ariranha
Vereador Tony Brighenti apresenta Projeto de Lei que cria Museu em Ariranha

Vereador Tony Brighenti (PTB)

Assessoria de Imprensa CM

A Câmara Municipal de Ariranha realizou, na noite de terça-feira (19), a 42ª Sessão Ordinária da 17ª Legislatura, onde foi apresentado, lido e encaminhado às comissões responsáveis o Projeto de Lei nº 008/2019, de 18 de março de 2019 que “Dispõe sobre a criação do Museu Municipal de Ariranha”, com autoria do vereador Tony Brighenti (PTB) e de coautoria de todos os demais vereadores ariranhenses.

De acordo com a proposta do vereador Tony, o Museu Municipal de Ariranha funcionará em um prédio a ser designado pelo Poder Executivo. “As comunidades reúnem-se, hoje, em torno de seus valores coletivos, exigindo do poder público, ações de preservação de seu patrimônio cultural e recursos para a manutenção de suas manifestações ímpares. Neste contexto, os museus assumem um importante papel na construção da memória coletiva das comunidades e, portanto, a criação do Museu Municipal de Ariranha vem de encontro com essa ideia de se preservar os valores locais para que eles não se diluam na modernidade líquida em que vivemos”, justificou Tony.

“A criação do Museu Municipal de Ariranha se justifica porque há um vasto acervo fotográfico, literário, artístico, mobiliário, objetos e manifestações culturais imateriais que precisam ser preservadas. Essa construção tem o objetivo de conservarmos nossa história e de educarmos nossos futuros munícipes. Faz-se necessário disponibilizar tais materiais de grande valor histórico e cultural que se encontram, no entanto, inacessíveis à maioria da população por estarem geograficamente dispersos ou mesmo em propriedade de particulares. Um diferencial do museu proposto é ainteração da comunidade que participará não só dispondo de material documental particular, mas por meio do registro de festividades, manifestações políticas, artísticas e culturais”, concluiu o vereador.