Vereador Roberto Juvenazzo concede Moção de Aplausos em Referência ao Dia Internacional da Síndrome de Down

por Assessoria de Imprensa CM publicado 14/05/2019 00h57, última modificação 14/05/2019 00h57
Moção de Aplausos nº 021/2019 em Referência ao Dia Internacional da Síndrome de Down
Vereador Roberto Juvenazzo concede Moção de Aplausos em Referência ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Vereador Roberto Juvenazzo (PRB)

Assessoria de Imprensa CM

Durante a sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Ariranha fez referência ao dia 21 de março, data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários e ressaltar a necessidade de inclusão dos portadores de Síndrome de Down na sociedade. O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado pelos 193 países-membros da ONU.
A iniciativa foi vereador Roberto Juvenazzo (PRB),que pontuou a Síndrome de Down não como uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano presente em todas as raças. “Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos”, disse o vereador.

“Essa data foi escolhida não por acaso. Tem a ver com o cromossomo 21, que é triplicado em todas ou em maior parte das células de um indivíduo portador da síndrome. O que deve ficar claro é que, como já dito, não é uma doença e sim uma condição dessa pessoa, pois eles possuem muito mais características em comum com o resto da população do que diferenças”, explicou Roberto.

Segundo o parlamentar, o objetivo desta data é reforçar as ações contra o preconceito e tornar esse indivíduo capaz de conviver e interagir na sociedade, seja entre familiares, amigos, escola, ambientes corporativos ou qualquer outra área. “Daí que, nessas condições e diante de tantos elementos relevantes, é que o presente instrumento de moção se revela necessário, se mostrando uma homenagem simples, mas importante para os portadores desta síndrome como também, para os profissionais da área da saúde que tanto se aplicam para auxiliá-los”, explica.

"Inclusive, é de conhecimento deste vereador que, embora existam imensuráveis páginas nas redes sociais tratando deste assunto, uma, em especial, vem lhe chamando a atenção, existente no aplicativo “Instagram”, denominada de “Crianças Especiais” (Instagran: @criançasespeciais), donde se verifica uma grandiosa sensibilidade dos responsáveis em favor das pessoas portadoras de síndromes como a de “Down”, sendo que, através desta, estende as homenagens a todas as outras que se prestam a tratar de assuntos tão relevantes quanto ao presente”, concluiu Juvenazzo.