Vereador Carlinho quer o resgate da cultura das fanfarras

por Assessoria de Imprensa CM publicado 28/10/2019 15h22, última modificação 28/10/2019 15h22
Vereador Carlinho quer o resgate da cultura das fanfarras

Carlinho solicita ao Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo emenda de R$ 100 mil para área de Cultura

O vereador Carlos Cezar de Lima, mais conhecido como Carlinho Cabeleireiro, do partido Progressistas, esteve no gabinete do Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, em São Paulo, para tratar de demandas relacionados a área de Cultura de Ariranha. O vereador Ricardo Lázaro Tedeschi, o “Teba” (DEM), também participou da reunião.
 
Na oportunidade, Carlinho, no sentido de dispor, em benefício da Municipalidade de Ariranha, solicitou por meio de oficio o montante de R$100.000,00 a serem vertidos no Departamento Municipal de Cultura, devido à carência em que o referido Município se encontra, visando fomentar a adoção de práticas culturais, bem como o lazer junto às comunidades.
 
“É um sonho antigo poder resgatar a cultura musical das fanfarras e promover concursos, desfiles, encontros de bandas e outras atividades sociais em nosso município”, afirma Carlinho.
 
O prefeito Joamir Roberto Barboza parabenizou o vereador pela atuação: “Temos consciência da importância da participação de nossas crianças e adolescentes em projetos como este, já que a atividade artística é fundamental para o seu desenvolvimento”, conclui.

JUSTIFICATIVA
 
Muito mais do que trabalhar a musicalidade, as fanfarras vão crescendo em sua importância no processo ensino-aprendizagem nas escolas da educação básica. Contudo, observamos que atualmente poucas são as unidades de ensino da rede pública que possuem banda e raras são as escolas da rede particular que investem nessa ferramenta tão construtiva na socialização, educação, disciplina e cultura, que são as bandas e fanfarras, referente à formação dos alunos. Os valores morais responsáveis pela formação de um cidadão ético e participativo da sociedade estão intrinsecamente ligados às influências sofridas do meio social ao qual está inserido. Isto ocorre por meio de exemplos e prática de ações em conjunto. Seja na família ou na escola, o elemento ao interagir com os demais integrantes do grupo, constrói sua identidade, seus conceitos pessoais bem como os valores morais que o acompanharão em sua trajetória de vida.
A escola que incentiva e mantém uma banda no seu quadro de atividades, seja em relação ao corpo discente ou à própria instituição, consegue manter os alunos em uma ocupação sadia, cultural e educativa, afastando-os, em alguns casos, de ambientes não propícios à sua formação como cidadãos ao mesmo tempo em que representam a escola, por meio de eventos cívicos e culturais que sempre são realizados como: concursos, desfiles e encontros de bandas e outras atividades sociais. As fanfarras e bandas escolares contribuem para o desenvolvimento psíquico e social dos estudantes, favorecendo a interação entre o grupo e a inclusão social de crianças e jovens. Estas corporações têm papel fundamental e positivo na vida escolar dos estudantes. A formação musical auxilia no aprendizado das disciplinas curriculares, aumenta a autoestima e significa a possibilidade de inserção social para a maioria dos alunos.
“Atualmente verifica-se que as fanfarras e bandas escolares estão cada vez mais escassas nas escolas, precisamos resgatar esta cultura que só tem a acrescentar na vida de nossos jovens e em nossa sociedade”, conclui Carlinho.
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