Começa o prazo para o alistamento no serviço militar 2019

por Assessoria de Imprensa CM publicado 14/05/2019 01h17, última modificação 14/05/2019 01h17
Jovens que completam 18 anos devem fazer o alistamento militar
Começa o prazo para o alistamento no serviço militar 2019

O prazo para realizar o cadastro nas Forças Armadas vai até o dia 30 de junho.

Assessoria de Imprensa CM

A Junta de Serviço Militar de Ariranha está realizando a Campanha de Alistamento Militar 2019. O alistamento militar é uma obrigação que todo cidadão brasileiro e também estrangeiro devem cumprir no ano que completa seus 18 anos de idade. Devem se alistar todos os jovens brasileiros do sexo masculino que nasceram no ano 2001 e que, portanto, completam 18 anos em 2019. O alistamento militar deve ser feito na Junta do Serviço Militar (JSM) localizada no prédio da Prefeitura Municipal.

Segundo a secretária da Junta, Larissa Maria Carlos Fernandes, os documentos para o alistamento são: Certidão de Nascimento, RG, CPF, Declaração Escolar (atualizada) e comprovante de residência atual. “Somente os documentos originais são necessários. O horário de atendimento da Junta Militar é das 08h às 11h e das 12h às 16 horas”, explica Larissa.

É importante lembrar que o alistamento militar é obrigatório. O cidadão que não o fizer ficará sujeito a pagamento de multa, será impedido de tirar passaporte, de entrar no serviço público, obter carteira profissional e ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino.

“Quem já tiver mais de 18 anos e não se alistou também tem que comparecer para regularizar a situação.As informações podem ser obtidas pelo telefone 3576-9200 ou peça a transferência da ligação para o departamento da Junta Militar”, esclarece a secretária.

A secretária informa que o prazo final é 30 de junho. “As pessoas que ainda não procuraram a Junta devem comparecer o mais cedo possível. Assim, evita-se filas e o risco de perder o prazo”, disse.

O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é solicitado na busca de emprego ou prestar concurso público, além de ser obrigatória sua apresentação para tirar o passaporte, matricular-se em instituição de ensino, ser funcionário em órgãos do governo, ter sua carteira de trabalho registrada, entre outros impedimentos.