Câmara aprova Projeto que denomina como “Januário D’Antonio”, a Medalha de Honra ao Mérito do Legislativo

por Assessoria de Imprensa CM publicado 14/05/2019 01h20, última modificação 21/05/2019 13h35

Assessoria de Imprensa CM

O Plenário da Câmara dos vereadores aprovou na terça-feira (16), por unanimidade, o Projeto de decreto legislativo nº 002/2019, de autoria do vereador e Presidente da Casa de Leis, Huélinton Cassiano Riva (PROGRESSISTAS) que denomina como “Januário D’Antônio”, a medalha de honra ao mérito, maior honraria dada pela Câmara Municipal, criada pelo Decreto Legislativo nº 003/1995, de 15 de agosto de 1995. As honrarias desde sempre se fizeram presentes na história humana como forma de homenagem ao mérito pessoal.

Em 15 de agosto de 1995, através do Decreto Legislativo nº 003/1995, foi criada a Medalha de Honra ao Mérito, destinada a cidadãos ilustres que se destacaram na nossa comunidade.

“De acordo com o presente Projeto de Decreto Legislativo que propõe a referida honraria seja denominada “Januário D’Antonio”, nome do fundador do Município de Ariranha, que, em 1892, juntamente com Vicente Alves, Bárbara de Siqueira, Máxima Beralda de Jesus, João Lopes de Abreu, Luiz Ricardo de Fonseca, doou suas terras para a constituição do patrimônio e deu à freguesia a denominação de São João das Ariranhas”, enaltece Riva.

“Diz a história que Januário D’Antonio era italiano, baixinho, gordinho, sempre andando a pé com uma bengalinha na mão. Sua esposa, Dona Carmela, também italiana, bastante bonita. Desta união nasceram os filhos Francisco, Domingos, Salvador e Eugênia, esta última casada com Durval Machado”, explica o Presidente.

“Após a formação da freguesia de São João das Ariranhas, Januário D’Antonio construiu as duas primeiras casas do povoado, no local onde em 1902 seriam construídas uma pequena igreja e um coreto, o “Largo de São Sebastião”. Daí em diante Ariranha cresceu e progrediu até sua emancipação político-administrativa em 1919”, conta Cassiano.

“A coragem e a determinação do nosso fundador me inspirou a apresentar a presente propositura, eternizando o seu nome nas honrarias destinadas a cidadãos que reconhecidamente tenham contribuído, de alguma forma, para o bem comum de nosso Município”, conclui Riva.